Está sempre à mesa, seja em casa ou nos restaurantes, e é um dos ingredientes mais presentes nas saladas e nas pizzas.
Outra pista: este alimento é visto como um vilão das dietas. Porém, ao contrário do que se pensa, quando são consumidas com moderação, as azeitonas podem ser benéficas para a saúde e para quem quer emagrecer.
Cada azeitona tem entre quatro a oito calorias. Se quiser olhar para elas de outra forma, saiba que seis azeitonas têm menos de metade das calorias que amendoins ou caju no mesmo peso. São 54, 131 e 140 calorias, respetivamente.
A sua utilização nas dietas tornou-se especialmente popular em Espanha. A revista “Glamour“, por exemplo, destaca o facto de este alimento ajudar a queimar gordura, graças ao seu alto conteúdo de adiponectina — uma hormona que ajuda a controlar a ingestão alimentar e, por consequência, o peso.
Além disso, as azeitonas facilitam a digestão e ajudam a manter a sensação de saciedade. Talvez seja por isso que muita gente tem feito delas o petisco da noite. Ou seja, são a solução para quando a fome ataca antes do jantar e é preciso fazer uma refeição mais leve. Mas não só.
Como contêm cálcio, magnésio, triptofano e vitamina B6, também estimulam a produção de melatonina, a hormona responsável por regular o ciclo do sono e enviar alertas ao corpo em como está na hora de ir descansar.
O azeite e, consequentemente, as azeitonas são alimentos ricos em gordura monoinsaturada — ómega 9. Acredite ou não, este é um dos seus grandes trunfos. De acordo com várias investigações, privilegiar este tipo de gordura, em vez da saturada, pode ajudar a limitar a quantidade de gordura abdominal que vai ganhar no futuro.
Aliás, um estudo feito pela Universidade de Illinois (Estados Unidos), publicado em 2017, recomenda que a maioria da nossa gordura, aproximadamente 12 a 20 por cento das suas calorias, seja monoinsaturada. É que enquanto as dietas ricas em hidratos de carbono tendem a aumentar os depósitos de gordura abdominal, as que são ricas neste tipo de gordura fazem com que a gordura seja depositada longe desta zona do corpo.
Além de todos estes benefícios, segundo a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, o seu consumo é ótimo para a pele e ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL), enquanto aumenta o bom (HDL), prevenindo doenças cardiovasculares.
A autora do blogue NiT “Loveat” faz questão de incluir este alimento na sua alimentação diária. Pode ser na sua forma natural ou através de receitas mais elaboradas, como bruschettas de abacate com tomate e azeitonas e crocante de sardinha com húmus de azeitonas.
Conservadas em salmoura (água e sal), as azeitonas também são uma alternativa saudável para temperar, em substituição do sal.
Mas atenção: para tirar proveito das suas vantagens, é fundamental que o seu consumo seja moderado — a quantidade recomendada é de cinco a sete por dia. Isto não significa que o resto da alimentação não tenha de ser cuidada nem que deva parar de fazer exercício físico. Veja este alimento apenas como um extra. Para emagrecer, é preciso comer bem e treinar regularmente, claro.
Agora que já sabe tudo sobre a azeitona, carregue na galeria para descobrir cinco receitas deliciosas onde a pode incluir.